quinta-feira, 12 de junho de 2014

Armando Oliveira

Armando Costa de Oliveira foi um dos maiores cronistas e comentaristas esportivos da Bahia. Nascido em Uruçuca, no dia 5 de maio de 1936, Armando Oliveira iniciou a carreira de radialista na Rádio Clube de Ilhéus. 

No primeiro ano da década de 80 foi para a Rádio Cultura, em Salvador, e depois se transferiu para a Rádio Sociedade da Bahia, onde trabalhou até os últimos dias de sua vida.

Armando Oliveira fez cobertura em cinco Copas do Mundo de Futebol como comentarista e foi eleito por oito vezes um dos melhores jornalistas esportivos do país, sendo premiado com a conhecida Bola de Ouro.

O cronista trabalhou nos 4 maiores jornais da capital e aos domingos marcava presença no programa "Cartão Verde Bahia", da TVE Bahia.

Faleceu em janeiro de 2005, aos 68 anos, em virtude de complicações causadas por um câncer no intestino. Em janeiro de 2006, o Estádio Waldeck Ornellas, em Camaçari, mudou de nome para Estádio Armando Oliveira em sua homenagem.

No mesmo ano Armando Oliveira foi criado o Troféu Armando Oliveira, que elege os maiores destaques de cada edição do Campeonato Baiano de Futebol, escolhendo os melhores de cada posição, além do Craque do Campeonato, Gol mais bonito, Atleta Revelação, melhor técnico e melhor preparador físico, fazendo uma espécie de Seleção do Baianão.

A Tribuna de Honra do Estádio Municipal Antonio Pena em Catu, também carrega o nome do "número 1 do Brasil", marca característica do saudoso Armando Oliveira.

*Texto escrito por Mauricio Barros

0 comentários:

Postar um comentário