quarta-feira, 11 de junho de 2014

José Raimundo

José Raimundo Oliveira ou simplesmente Zé Raimundo, é um jornalista conceituado, repórter da TV Globo, e um dos mais respeitados profissionais da área.  

Entrou no mundo do jornalismo no serviço de alto-falante da sua cidade, Riachão do Jacuípe - Bahia. Ainda no ginásio (hoje é ensino fundamental) teve a ideia de criar o Jornal "A Cidade". Começou lá, na Escola N. S. Da Conceição, em Riachão. Além de escrever eu também vendia o jornal nas ruas de Riachão. Depois, já em Feira de Santana, foi noticiarista da Rádio Sociedade de Feira.

Em entrevista ao blog "Posso Contar Contigo?" no ano passado, destacou que "ser honesto com a informação e com as fontes, nunca esquecer que existem os dois lados da notícia, sempre duvidar das facilidades que muitas vezes cercam o repórter, ouvir muito, ficar atento ao que acontece em volta do assunto da pauta e ter a ética como guia são as características de um bom repórter".

A maioria de suas matérias é relacionada ao meio ambiente e já recebeu represálias por denunciar a fundo em suas reportagens as praticas ilegais com esse tema.

Entre as principais reportagens, está a das crianças que foram levadas dos seus pais biológicos no município de Monte Santo, na Bahia, de forma irregular para serem adotadas por famílias deSão Paulo. O caso ganhou grandes proporções após as denúncias de Zé Raimundo no programa dominical Fantástico. Pouco mais de dois meses depois, as crianças foram devolvidas para seus pais.

Tantas matérias premiadas e respeito adquirido renderam a José Raimundo, amante do futebol e torcedor do Esporte Clube Vitória, o nome do troféu de campeão do Campeonato Baiano de 2014.

As premiações foram apenas algumas de muitas conquistadas por José Raimundo ao longo de sua carreira. Vale destacar, também, que o repórter foi escolhido a Personalidade da Comunicação no ano de 2009, pela Associação Baiana de Imprensa.

*Texto escrito por Hugo Araújo

0 comentários:

Postar um comentário