quarta-feira, 11 de junho de 2014

Ernesto Simões Filho

Ernesto Simões da Silva Freitas Filho, mais comumente chamado de Simões Filho, nasceu em Cachoeira, em 4 de outubro de 1886.

Indo estudar em salvador por volta de 14 anos, já cria um jornal caseiro, O Carrasco, com finalidade de ser delator a ditadura, totalitarismo e autoritarismo. 4 anos depois, publica o jornal “O Papão”, com caráter satírico e humorístico.

Em 1907, se forma em Direito, na Faculdade Livre de Direito da Bahia, apesar de já trabalhar como jornalista. 5 anos depois, funda o jornal "A tarde",com nome inspirado no carioca "A Noite", que tinha distribuição vespertina, é jornal mais antigo ainda em circulação na Bahia e dentre outros no Brasil, que já tem mais de 1 século de existência. O “A tarde” não tinha capital aberto, sendo somente financiado, a início, pelas ações que Ernesto herdara do seu avô. Com o que seria considerado o modelo do jornal moderno, no seu lançamento já foram percebidas tendências na sua edição de lançamento, como títulos com letras grossas e subtítulos explicativos.

10 anos após criar o “A tarde”, Ernesto deixa a direção do jornal e parte para o Rio de Janeiro, onde se torna deputado federal, chegando a ser líder na câmara de deputados. Após revolução de 30, se exila na Europa e volta ao Brasil 2 anos depois, mas por apoiar a revolução constitucionalista, é exilado novamente.

Em 1951, é nomeado para o Ministério da Educação e Saúde, e consegue pôr em frente projetos de lei sobre Diretrizes e Bases da Educação Nacional e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior.

Falece em 24 de novembro de 1957, e é homenageado anos depois com a criação do município Simões Filho.



*Texto escrito por Diogo Marques Freire



0 comentários:

Postar um comentário