quarta-feira, 11 de junho de 2014

Jean Wyllys


Chico Buarque já cantou que Deus é um cara gozador e adora brincadeira, isso porque o fez nascer "na barriga da miséria", aqui no Brasil. Se com Chico foi uma gozação, com Jean Wyllys de Matos Santos foi uma brincadeira extremamente maldosa, além de ser brasileiro, nordestino, além da xenofobia, o garoto de Alagoinhas-BA teve (e ainda tem) que enfrentar a homofobia.

Jean Wyllys tinha "tudo certo para dar errado", mas decidiu que iria ensinar e formar opiniões e isso ele vem fazendo com maestria. Formou-se Jornalista e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia.

O reconhecimento nacional veio de maneira inusitada, quando sagrou-se vencedor de um reality show da Rede Globo e, contrariando todos os prognósticos, não seguiu a famigerada carreira de "personalidade da mídia", sabia que sua voz deveria ser ouvida em outras votações, além do programa.

Em 2010 foi eleito deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro. Se mantém até hoje defendendo os direitos humanos. Jean Wyllys é o grande desafeto dos políticos mais conservadores e de líderes religiosos protestantes.

Além disso, Jean Wyllys escreveu os livros Ainda Lembro, pela Editora Globo, Tudo ao mesmo tempo agora, pela Giostro Editora, Tempo bom tempo ruim, pela Cia das Letras e Aflitos, pela Casa de Palavras, que recebeu o Prêmio Copene de Literatura.

*Texto escrito por Pedro Ivo Sena

0 comentários:

Postar um comentário