quarta-feira, 4 de junho de 2014

Rosana Jatobá


A jornalista e advogada baiana, Rosana Jatobá, é soteropolitana formada pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), nascida em 16 de janeiro de 1971, capricorniana e mãe dos gêmeos Lara e Benjamin, nascidos em janeiro de 2011. No entanto, a mulher que ficou conhecida por despertar o interesse do telespectador com a previsão do tempo, atuou na área de advocacia por apenas três anos no Ministério Público Federal.

Rosana iniciou sua carreira na televisão em 1996, como repórter da TV Bandeirantes. Depois, transferiu-se para a Band de São Paulo em 1999, onde foi repórter e apresentadora do jornal Dia a Dia. Sua entrada na emissora teve origem em um trabalho de uma matéria da faculdade de Jornalismo, em 1995. Sua beleza e talento agradou tanto a emissora, que resultou na sua contratação (onde ficou por quatro anos).

Posteriormente, a jornalista foi contratada pela Rede Globo, por onde ficou durante 12 anos, e passou a fazer reportagens de economia para o Bom Dia Brasil e Jornal da Globo. Já apresentou o Globo Rural e fez reportagens de rua para o Jornal Hoje. Foi apresentadora suplente da parte paulista do Bom Dia Brasil, integrou a editoria de meteorologia da Rede Globo – apresentando a Previsão do Tempo para o SPTV 2ª Edição e Jornal Nacional –, além de estar no rodízio de apresentação do SPTV e Jornal.

Atualmente, Rosana Jatobá integra o quadro de Apresentadores da Rádio Globo com 3 programas sobre Sustentabilidade : “Tempo Bom, Mundo Melhor” (Consumo consciente); Globo Natureza (Biodiversidade) e “Conversa com a Jatobá” (Entrevistas com famosos sobre engajamento ambiental e social).

Também comanda um portal dedicado a temas relacionados à Sustentabilidade, apresenta o “Super Domingo”, programa semanal de documentários no NatGeo, canal a cabo da FOX e conquistou o Prêmio Comunique-se em 2013, como Melhor jornalista de Sustentabilidade do Brasil.

Jatobá lançou um livro de crônicas sobre questões ambientais em 2013, onde escreveu sobre sustentabilidade, problemas sociais e as suas próprias experiências. Com o título de “Questão de Pele – A Terra como organismo vivo”, a obra é composta por 49 crônicas, que Rosana passou três anos escrevendo em seu blog pessoal. Em um tom bem humorado, os textos exploram, por exemplo, o problema do preconceito, o consumo excessivo de carne vermelha e o papel das florestas contra a poluição.

*Texto escrito por Lorena Souza

0 comentários:

Postar um comentário