quarta-feira, 11 de junho de 2014

José Raimundo

Ainda no ginásio (hoje é ensino fundamental) tive a ideia de criar o Jornal "A Cidade". Começou lá, na Escola N. S. Da Conceição, em Riachão. A ideia evoluiu para o jornal impresso, já com a participação de colegas e amigos da cidade. Ninguém tinha experiência, muito menos formação acadêmica. Éramos todos, digamos aventureiros da escrita querendo aprender. E, claro, descobri que levava jeito, pelo menos para jornaleiro. Além de escrever eu também vendia o jornal nas ruas de Riachão, diz o jornalista.

Mudou-se para Feira de Santana, onde, a convite do seu tio Albertino Carneiro, apresentou na rádio Sociedade de Feira de Santana programas com o objetivo de divulgar as ações do MOC (Movimento de Organização Comunitária), entidade fundada e presidida por Albertino. Depois recebeu o convite para trabalhar em Salvador na Rádio Sociedade da Bahia e  na TV Itapoan, ambas pertencentes aos Diários Associados. Na época ele era funcionário do Baneb o Banco do Estado da Bahia. No inicio dos anos 80 ele já se destacava no jornalismo da TV. Hoje como todos sabem é um dos mais brilhantes repórteres da TV do país. E pertence à Rede Globo. José Raimundo destaca sempre o importante e decisivo papel que seu tio em sua vida. Ele sempre destaca a motivação em ser profissional de imprensa, “o que me estimulou foi uma paixão, uma vontade de falar no rádio, então as coisas aconteceram”. Palavras de Jose Raimundo.

O jornalista já ganhou diversos prêmios como: Vladimir Herzog, Embratel, Allianz, Caixa Econômica Federal de Jornalismo Social, Federação Nacional de Imprensa e a homenagem da Confederação Baiana de Futebol nesse ano de 2014, onde o troféu do campeão do Campeonato Baiano levou seu nome. Zé Raimundo é conhecido por suas reportagens de cunho investigativo que ficaram marcadas na imprensa.


Entre suas reportagens premiadas, está a das crianças que foram levadas dos seus pais biológicos no município de Monte Santo, na Bahia, de forma irregular para serem adotadas por famílias de São Paulo. O caso ganhou grandes proporções após as denúncias de Zé Raimundo no programa dominical Fantástico.

Mais informações no blog Posso Contar Contigo.

*Texto escrito por Fabrício Rocha

0 comentários:

Postar um comentário